segunda-feira, 6 de abril de 2009

Hehe meu primeiro post decente.

Bem de uns tempos pra cá tenho estudado pelo menos o básico de varias linguagens, muitas vezes só pelo conhecimento mas também para escolher uma liguagem na qual eu me identifique de verdade. Passei por Java, C, C++, Visual Basic, Action Script, Javascript(que uso com Rails), Asp, .NET, PHP, Python, Perl e mais umas outras que realmente não me interessaram em nada.
Mas onde quero chegar?
A muito tenho lido e me interessado por Ruby, e simplismente a umas duas semanas comecei a estudar a fundo, e o resultado: VICIEI!!!
È na minha opinião a melhor linguagem de programação existente (sem querer defender meu gosto pessoal). A maioria (na verdade tudo) das coisas feitas em outras linguagens pode ser feito em Ruby de forma mais simples, rápida e com um código muito mais elegante e simples.
Ele leva ao extremo a suma da orientação a objetos, pois em Ruby tudo é objeto.
O Ruby foi criado em fevereiro de 1993 no Japão por Yukihiro Matsumoto o “Matz” mas a primeira versão pública foi lançada em 1995.
È uma liguagem limpa e de fácil aprendizado, mesmo pra quem não tem idéia do que é programação pode logo entender como realmente funciona a linguagem que é totalmente amigável e responsiva. Só pra se ter uma idéia olha só o código mais básico em qualquer liguagem de programação, vou fazer uma comparação com o Java:

class Hello {
public static void main(String args[]){
System.out.println(“Hello World!!”);
}
}

Tudo isso pra fazer aparecer “Hello World” na saída básica do prompt de comando.
Agora a mesma coisa escrita em Ruby:

print “Hello World!!!”

Pronto alguma dúvida de o que é melhor para se usar ou para autodidatas, iniciantes e para qualquer profissional?
Sem contar que é no ruby que se encontra o melhor framework de programação web existente o Ruby on Rails.
Com pouquíssimas linhas de código você já tem uma uma aplicação web de alto nível e com acesso a banco de dados como o mysql, e tudo isso com o mínimo de configuração (ao contrário do PHP por exemplo e coisas impossíveis de se fazer com HTML puro).
Na verdade o que ele faz é te gerar uma estrutura de pastas e arquivos onde tudo é separado usando o padrão MVC (model, view, controler) que separa tudo de forma na qual o usuário só vai ter acesso ao que é realmente necessário trazendo segurança e agilidade no carregamento das aplicações no browser do usuário, e isso tudo sem a necessidade de instalar nenhum plugin(na máquina do usuário) como acontece em java por exemplo.
E breve vou publicar um peqaueno tutorial do básico de Rails, mas no ambiente considerado mais difícil de se trabalhar com o mesmo: O Windows....
Até mais.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário